sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Cardinal a um passo da selecção

Em entrevista concedida à futsal.com o seleccionador nacional Orlando Duarte abordou alguns pontos que ainda não tinha focado publicamente, principalmente o pós euro´07 e uma possível chamada de Cardinal aos trabalhos da equipa das quinas. Criticado por alguns, invejados por outros e venerado por quem sente realmente e racionalmente a nossa selecção, Orlando Duarte deu mais uma vez mostras de toda a categoria que possui e que lhe é reconhecida. Focou todos os pontos desta entrevista com grande saliência, não se esquivando a nenhuma pergunta e agradecendo publicamente a quem se sentiu na necessidade de o fazer, mostrando uma vez mais uma humildade só ao alcance dos melhores.
Um dos pontos focados e que será de interesse aferir é a chamada de Cardinal. “O Cardinal é uma das poucas alternativas futuras de que falei anteriormente. Aliás, não só futura, como do presente. Melhorou substancialmente o seu desempenho defensivo o que, aliado à qualidade ofensiva, pode fazer com que se torne, a curto prazo, uma presença assídua na Selecção. Ele que continue com o bom trabalho desenvolvido ultimamente”. A resposta de Orlando Duarte é tão clara como a água e vem dar estímulo a um jogador que muito poderá ajudar a selecção das quinas a curto/médio prazo.

5000 visitas

Menos de dois meses depois da criação deste espaço, o “ataquecontrataque5” atingiu as cinco mil visitas. A todos aqueles que já acederam a este blog o meu muito obrigada.

Um pequeno exemplo do ambiente que poderá rodear o mundial no Brasil

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Com o Brasil no horizonte

Portugal inicia hoje a participação na primeira fase de apuramento para o Campeonato do Mundo Brasil 2008. Inserido no grupo 9 juntamente com a Letónia, Eslováquia e a anfitriã Turquia, tudo o que não seja o primeiro lugar do grupo será considerado um fracasso da selecção das quinas. Considerada como uma das melhores selecções mundiais, a formação comandada por Orlando Duarte não se poderá dar ao luxo de falhar as grandes provas internacionais e de não estar presente nos palcos onde actuam os melhores do mundo.
Com o plantel todo operacional, e depois de uma fase de preparação onde tudo decorreu na normalidade, a selecção lusa defronta hoje a Letónia, amanhã a Eslováquia e no dia 2 de Março a Turquia. Caso tudo decorra dentro da normalidade, Portugal deverá festejar o apuramento para o Play off já amanhã. Depois, segue-se um play off de apuramento para o Brasil, onde o sorteio terá um papel preponderante nas aspirações lusas. No entanto, mesmo que Portugal tenha que defrontar uma das potências da Europa, as aspirações mantêm-se intactas porque esta selecção já provou ser capaz de se bater com as melhores do mundo.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Com muita tranquilidade

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Imcompetência ou falta de Humildade?

O jogo entre o Habinordeste e a Académica de Leça (equipa da qual eu faço parte) do sábado passado a contar para a série A da III divisão nacional, cujo os locais venceram e bem por 4-2, ficou marcado por um erro técnico da dupla de arbitragem oriunda de Chaves e constituída por Artur Chaves e Eduardo Pinto que ao expulsar um jogador que se encontrava fora de campo obrigaram a que a equipa leceira tivesse que retirar um jogador da quadra, passando a actuar com apenas quatro elementos, o que há luz dos regulamentos não é permitido.
O erro foi detectado pela Académica de Leça que não vendo as suas reclamações ser aceites no momento da decisão, decidiu protestar no final da partida protestar o jogo. Aquando deste protesto a equipa da arbitragem sem argumentos para a sua (má) decisão respondeu da seguinte forma: “vocês só não jogaram com cinco porque não quiseram”. Mas, será que alguma equipa prefere jogar em inferioridade numérica, ainda para mais quando está em desvantagem? Não ficaria bem aos árbitros assumir o erro?
O jogo foi protestado. Agora resta aguardar para saber o que é que a Federação vai resolver…

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Belenenses - 4 Olivais - 0

Para quando as decisões do CDFPF

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol tarda em decidir os processos instaurados às equipas, o que poderá vir a ter consequências futuras a nível da classificação final. Para quando a decisão sobre a participação (ir)regular de Pedro Cary e Guga? Poderá o Belenenses perder 3 pontos e o Alpendorada 6? Era bom que isso ficasse definido o quanto antes…

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Porque o Futsal não entrará nos jogos olímpicos

WiltonCarlosdeSantanaMestre em Pedagogia do Movimento pela UNICAMP (SP)
Doutorando em Educação Física na Unicamp (SP)

Há no site da CBFS uma esclarecedora entrevista de Álvaro Melo Filho, membro da Comissão de Futsal da FIFA, acerca dos motivos de o futsal não entrar nas Olimpíadas. Trata-se de leitura obrigatória. Nessa entrevista, o brasileiro explica que o futsal, em função de ser um gênero do futebol e de ser este um esporte olímpico (pois a FIFA é filiada ao COI), faz aquele ser olímpico. Para mim foram duas novidades: primeira, o fato de o futsal ser gênero do futebol; segunda e, sobretudo, isso fazê-lo olímpico.

Em considerando verdade as assertivas de Melo Filho, por que então o futsal não participa do programa olímpico? Ele diz que se trata, por um lado, de uma questão técnica, que se resumiria ao número de modalidades que entra numa Olimpíada (25 no mínimo e 28 no máximo). Assim sendo, o futsal teria chances apenas a partir de 2016, haja vista que para Londres 2012 o COI definiu o total de 26 modalidades. O fato é que para “alguém entrar alguém tem de sair”. Trata-se, portanto de uma regra. Porém, ao se interpretar a entrevista, vê-se que esta não é a questão central. De fato, e isso me chamou à atenção, o imbróglio é político. Segundo Álvaro, “[...] o futsal tem sido utilizado como moeda de troca pelo COI para fazer barganha em relação ao futebol nas olimpíadas”. Moeda de troca? Isso mesmo. Entenda isto: em virtude do poder que o futebol tem de atrair público e, por conseqüência, de gerar mais receita do que outros esportes, o COI insere o futsal no programa, diz Álvaro, se a FIFA liberar 11 jogadores acima de 23 anos para disputarem as Olimpíadas. Ora, isso é absurdo! Se a FIFA liberar esse número de jogadores, teremos uma Copa do Mundo a cada dois anos! Portanto, ela não fará isso. Ela não entregará o seu “produto” para os dirigentes do COI. Portanto, o futsal não entrará no programa olímpico.

“A busca pelo lucro exacerbado é uma patologia que tem levado à demolição da humanidade e do planeta. Por que seria diferente com o esporte?”.

Álvaro Melo descreve, inclusive, a sua proposta para resolver o problema: o futsal substituir o futebol nos Jogos Olímpicos. Ora, isso também não vai acontecer. Por que o COI tiraria o esporte mais popular do planeta das Olimpíadas, abrindo mão da receita que ele gera? A tendência é ficar do jeito que está: o futebol, mesmo jogado por jogadores desconhecidos e seleções inexpressivas, no programa olímpico, e o futsal fora deste.

Agora eu entendi tudo muito bem e as pessoas precisam entender também que quem manda nas Olimpíadas são os “senhores dos anéis” (uma alusão de Simson e Jennings à cúpula do COI num livro chamado “Os senhores dos anéis: poder, dinheiro e drogas nas Olimpíadas Modernas”). O apelo popular (principalmente de nós, brasileiros) é perfumaria. Quem manda no esporte é essa gente que fica sentada nos seus escritórios de luxo, andando nos seus carros importados, usando ternos Armani, viajando o mundo de avião de 1ª classe, aparecendo diante das câmeras de televisão. É sempre a mesma coisa: o desejo de muitos na mão de poucos que se interessam apenas pelo seu umbigo. O esporte é um meio de essa gente ficar cada vez mais rica. O futebol e o futsal não passam de produto para essa gente.

Se os “senhores dos anéis” fossem éticos, não haveria barganha. O cartão de apresentação do futsal para entrar nas Olimpíadas é o seguinte: está sedimentado em 127 países e é jogado nos cinco continentes por crianças, jovens e adultos, homens e mulheres. Prova disso é que a Copa do Mundo de 2008 terá 20 países e um investimento estimado em R$ 80 milhões. Mas, como se viu isso é pouco. Os “senhores dos anéis” não se interessam por essas evidências; o que querem é ganhar dinheiro. A busca pelo lucro exacerbado é uma patologia que tem levado à demolição da humanidade e do planeta. Por que seria diferente com o esporte?

Fico contente que apareça alguém como o Álvaro para denunciar a trapaça do COI. É bom escancarar a sordidez do COI e o fato dessas entidades se interessarem exclusivamente pelo lucro.

Independentemente disso, diria que o futsal não precisa ser olímpico para obter sucesso porque historicamente progrediu sem isso, em particular nos últimos 17, 18 anos, com a entrada da FIFA.

Veja como são as coisas: a comunidade futsalonista queria o futsal no PAN. Pois bem, ele foi incluído. O futsal teve visibilidade no PAN? Penso que sim. Mas mais do que as outras modalidades? Penso que não. Pelo menos não na minha TV. Aliás, quem brilhou mesmo foi o futebol feminino, que, inclusive, já participa do programa olímpico desde 1996. Porém, e infelizmente, não receberá mais verbas por isso. O fato é que a turma do terno Armani, dos escritórios de luxo, dos carros importados e das viagens aéreas de 1ª classe não quer ver mulher jogando bola no Brasil. Prefere usá-las, seminuas, para vender cerveja. Mas isso é tema para um outro texto.

fonte: http://www.futsalbrasil.com.br/artigos/artigo.php?cd_artigo=176

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

O Brasil "B"

O seleccionador italiano Alessandro Nuccorini já apresentou a lista dos 28 jogadores pré-seleccionados com que a «squadra azurra» vai disputar a fase de apuramento para o Play off de acesso ao Mundial 2008. A exemplo do que tem acontecido nos últimos tempos, todos os seleccionados para a selecção transalpina são jogadores brasileiros que, do dia para a noite, são naturalizados em italianos. Assim, continua a vergonha instalada numa selecção onde os “verdadeiros” italianos não têm lugar.

Vale a pena ouvir

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Um super Alpendorada

O Alpendorada foi a grande surpresa da 17ª jornada do campeonato nacional da I divisão. A turma orientada por José Vasconcelos venceu o Sporting por números nada normais (8-1), naquele que foi um jogo que começou por ser um pesadelo mas que rapidamente virou um sonho para a sua equipa, onde tudo lhe saiu bem. A jogar pela primeira vez em directo para todo o país na presente temporada, o Alpendorada mostrou mais e melhores argumentos que aqueles que a sua classificação demonstram. Trata-se de uma equipa muito equilibrada, com qualidade e quantidade suficientes para ir mais além na tabela classificativa.
Tem sido comum nas últimas temporada a formação de Marco de Canaveses subir na classificação na segunda volta do campeonato, porém, o caso Guga ainda poderá dar que falar e atrasar a equipa na luta pelos seus objectivos.

Sorteio da taça de Portugal

O sorteio da IV eliminatória da taça de Portugal colocou frente-a-frente o Sporting e o Freixieiro, naquele que será o jogo mais empolgante da ronda, e digno de uma final. Uma das melhores equipas do campeonato vai ficar pelo caminho, a exemplo do que já aconteceu com outras, como por exemplo o Benfica, o que tirará algum brilhantismo à fase final da prova. No entanto, a taça de Portugal é sinónimo de festa e onde os mais pequenos poderão sonhar a intrometer-se entre os grandes. Já foi assim e continuará a ser. Quis o sorteio que três equipas dos escalões secundários marcassem presença entre os oito finalistas (o Modicus – Sandim garantiu automaticamente essa condição ao ficar isento), o que irá colocar um enorme suspense no sorteio da próxima eliminatória.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Para quando uma final a 8 da taça de Portugal?

A exemplo do que acontece nos principais campeonatos da Europa, nomeadamente o espanhol e italiano, Portugal deveria ter uma competição uma final a 8 da taça de Portugal, onde entrariam os oito primeiros classificados da 1ª divisão no final da primeira volta do campeonato. Seria uma prova a jogar num só local e onde estariam reunidas as melhores equipas do campeonato, servindo, deste modo, de mais uma excelente propaganda para a modalidade.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A verdade desportiva?

Desistências de clubes a meio das provas, equipas das ilhas a jogarem duas vezes num fim-de-semana e treinadores dos clubes despedidos por não colocarem a jogar atletas oriundos da terra, apesar dos bons resultados, são alguns dos factores que em nada contribuem para o desenvolvimento do Futsal.
Quando muito se fala do crescimento sustentado que a modalidade tem sido alvo, há coisas que ainda não estão a decorrer da melhor forma. É urgente que a Federação Portuguesa de Futebol actue com alguma urgência para que no futuro não voltem a acontecer factos que adulterem directamente a verdade desportiva.

A festa do golo

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Desistências estão a entrar na moda

Depois da Oliveirense ter desistido da participação no campeonato nacional da III divisão, série B, eis que surge novamente a possibilidade de um outro abandono. Actualmente no último lugar na série A da III divisão, com apenas quatro pontos conquistados, o Sapiãos está a um pequeno passo de colocar um ponto final na participação na prova.
A moda parece estar a pegar entre as equipas com poucas estruturas e a verdade desportiva fica a ser adulterada. É tempo de a Federação Portuguesa de Futebol, entidade que regula a prova, tomar medidas sobre estas decisões para que as mesmas não voltem a acontecer. Era muito bom que isso acontecesse para bem do Futsal e de toda a verdade desportiva.

A surpresa chamada Merelinense


Fez-se taça na III eliminatória da taça de Portugal. Com muita surpresa à mistura o Merelinense foi o tomba gigantes da ronda ao eliminar o super favorito Fundão, vencendo por sete bolas a cinco. A formação bracarense está mesmo a causar grande sensação no ano em que se estreia nos nacionais, estando actualmente em quinto lugar na III divisão, série A, a três pontos do primeiro lugar.Nos restantes encontros o destaque vai para as vitórias do Belenenses e da Fundação Jorge Antunes sobre o Nogueirense e Boavista, respectivamente, e para as goleadas impostas pelo Freixieiro e Sporting.O sorteio para a próxima eliminatória, a realizar no dia 18 de Fevereiro, é aguardado com alguma ansiedade entre as 15 equipas presentes, principalmente pelas sete “resistentes” que competem nos escalões inferiores.

Resultados (III eliminatória)

Fundação Jorge Antunes 2–0 Boavista

Araucária 1–8 Boticas

C.B. Barcelos 3–4 Onze Unidos

Nogueirense 1–5 Belenenses

ARCA 6–8 Moinho da Juventude (g.p.)

Instituto D. João V 2–0 AM Portela

Merelinense 7–5 Fundão

N.S. Tires 3–2 A.A. Univ. Algarve

Modicus Sandim 6–2 Vitória Olivais

Covão Lobo 8–9 AAUTAD/Realfut (g.p.)

Beira-Mar 0–7 Olivais

Arnal 1–15 Freixieiro

Fontainhas 6–2 Odivelas

Sporting 10–1 Ereira Benfica

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Mais golos para ver e apreciar

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Golos de belo efeito

II divisão nacional

Na segunda divisão nacional, série A, Modicus e Académico de Mogadouro perfilam-se como os mais sérios candidatos a na próxima temporada marcarem presença entre os grandes do Futsal nacional. Por outro lado, Miramar, Gafanha e Beira-Mar muito dificilmente escaparão à descida de divisão. A outra vaga deverá ser ocupada pelo Macedense, Piratas de Creixomil ou Amanhã da Criança. Sp. de Braga/AAUM e Rio Ave têm ficado um pouco aquém das expectativas, enquanto que a Juvenorte e Boticas têm sido agradáveis surpresas.
Na série B, o Odivelas caminha a passos largos para regressar à I divisão, tendo actualmente oito pontos de vantagem sobre o terceiro classificado, Os Independentes de Sines. Na luta pela segunda posição estão o N.S. de Tires, Independentes de Sines, Vitória Olivais e ainda o Fontainhas que caso faça uma segunda volta de grande nível poderá intrometer-se nas contas da subida. Em sentido inverso está o Santa Susana Pobral que com apenas quatro pontos conquistados muito dificilmente escapará às contas da descida. Os restantes três lugares de descida serão ocupados pelo Portela, Rio de Mouro, Boa Esperança, Piedense, Arnal e AMSAC.
Se a surpresa do campeonato é o Vitória do Olivais, AMSAC e Piedense não estão a confirmar as credenciais com que partiram no início da temporada.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Ao ritmo do samba

Tudo se começa a definir

Num fim-de-semana de interrupção dos campeonatos nacionais, em virtude da III eliminatória da taça de Portugal, é tempo de fazer uma breve avaliação aos diversos campeonatos.Hoje será a vez de analisar aquilo que se tem passado no principal campeonato do Futsal nacional. Neste cenário, o Belenenses é considerado o grande campeão até ao momento e a equipa que já há muito deixou de ser uma surpresa e que se perfila como um dos mais sérios candidatos ao título.
Os azuis do Restelo têm mostrado uma regularidade verdadeiramente impressionante que fazem com que sejam o principal alvo a abater pela concorrência. Nunca é demais dar os parabéns a uma estrutura que sem grandes alaridos veios dar um toque de imensa frescura ao Futsal nacional. Face à excelente campanha do Belenenses um dos crónicos candidatos ao título ficará de fora dos quatro primeiros lugares. Aí, a Fundação Jorge Antunes parte em desvantagem e muito dificilmente ultrapassará o Benfica, Sporting e Freixieiro que mantendo este alinhamento poderão protagonizar uma fase decisiva da competição diferente de outras épocas, não se repetindo a habitual final entre Sporting e Benfica.
Nas restantes duas vagas de acesso ao Play off (o Olivais terá um lugar assegurado) estão o Instituto D. João V, Alpendorada, Sassoeiros e Fundão. Uma luta que se adivinha deveras acesa, mas onde a maior experiência do Instituto e Alpendorada deverão ditar leis.
Boavista, Vila Verde, AAUTAD/Realfut e Nogueirense muito dificilmente escaparão ao Play out. No entanto, com o crescimento que as equipas têm vindo a ter, perspectiva-se grande equilíbrio na fase decisiva da temporada, onde há excepção do Nogueirense todos os outros poderão lutar pela manutenção.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Críticas têm subido de tom

As críticas à arbitragem têm subido de tom à medida que a fase de todas as decisões se aproximam. As equipas ditas mais pequenas sentem-se sucessivamente prejudicadas quando defrontam as de dimensão superior, o que lhes dificulta as tarefas que já de si não eram fáceis.
A arbitragem em Portugal tem alguma qualidade, mas a vaidade de alguns árbitro que pretendem ser protagonistas a todo o custo, ou o facto de não saberem mais, faz com que na maior parte das vezes sejam os artistas principais de um espectáculo em que deveriam ser meros assistentes e passar despercebidos. No entanto, eles (árbitros) são sempre protegidos e nada lhes cai em cima, onde a sua única preocupação é saber o que os observadores vão escrever. E não vou entrar aqui por o caminho da corrupção, porque senão teria muito que escrever…
Acho muito triste uma equipa estar a trabalhar arduamente a preparar o jogo do fim-de-semana, privando-se de muitas outras coisas, para depois no dia do jogo virem dois senhores que já com intenção prévia, ou muita falta de qualidade, brincar com o esforço dos atletas. A evolução do Futsal também começa pelas arbitragens, e os seus responsáveis deveriam ter mais noção disso.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

A técnica do Futsal

Regresso saudado

Numa altura em que o campeonato começa a caminhar para a fase decisiva, em que se definem posições para atacar o Play off e o Play out, o Benfica vai ter nesta importante etapa da temporada dois reforços de vulto. André Lima está de regresso às opções de Adil Amarante cinco meses após se ter lesionado e Carlos César já se poderá estrear no embate frente ao Fundão. É quase um Benfica na máxima força, onde só o impedimento de Bebé impede as águias de estarem a cem por cento. O regresso de André Lima e a estreia do pivô internacional brasileiro são muito saudados, tal como serão todos aqueles que venham acrescentar qualidade à competição. Com o campeonato ao rubro, será de esperar uma segunda volta recheada de emoções e grandes espectáculos à mistura, onde muitas surpresas poderão acontecer. Pelo meio, teremos ainda a fase de apuramento da selecção para o Mundial 2008, a disputar-se no Brasil, onde esperemos que Portugal marque presença.